sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Eleições USA


O republicano Mike Huckabee, um pastor batista que já foi governador do estado de Arkansas, e o democrata Barack Obama, senador por Illinois, largaram na frente na corrida presidencial dos Estados Unidos. Eles ganharam as prévias de seus partidos no estado de Iowa.Com os resultados finais ainda sendo contabilizados, analistas apontavam durante a madrugada um dado curioso: Obama venceu a senadora Hillary Clinton, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, até entre as mulheres -com uma diferença de cerca de 5 pontos percentuais. Outro detalhe curioso é que a vitória inicial de Obama se dá num estado (Iowa) predominantemente branco. O pré-candidato deseja ser o primeiro negro na Presidência dos Estados Unidos.No lado democrata, Obama ganhou com 38% dos votos - contra 30% de John Edwards seguido por 29% de Hillary Clinton.Entre os republicanos, a vantagem do pré-candidato Mike Huckabee na prévia de Iowa era tamanha durante a madrugada que até seus adversários admitiram sua vitória. Ele ficou com 34% das preferências. Mitt Romney ficará em segundo lugar entre os republicanos neste estado com 25% de votos.


O senador democrata Barack Obama venceu a prévia eleitoral de Iowa, a primeira da corrida eleitoral norte-americana, realizada nesta quinta-feira (3), segundo os reultados parciais da apuração da votação. Com 95% dos votos apurados, o pré-candidato já tem 37% dos votos contra 30% de cada um dos seus principais rivais, Hillary Clinton e John Edwards, que não têm mais chances de alcançá-lo.



Antes mesmo de haver um resultado oficial, as redes de TV CNN e ABC já projetam uma vitória do pré-candidato republicano Mike Huckabee na prévia de Iowa. Huckabee liderava todas as pesquisas anteriores à prévia, e saiu na frente na contagem dos votos no estado, permitindo que as análises da mídia norte-americana já o apontem como o vencedor. Ainda segundo a CNN, Mitt Romney vai ficar em segundo lugar entre os republicanos no estado.

0 comentários: