sábado, 30 de junho de 2012

Abrigo Só Vida, para cães, precisa de ajuda urgente! (CÃES & GATOS)

O site MUNDO NOVELAS vem aqui divulgar uma triste realidade ao mesmo tempo mostrar um tocante gesto de luta por uma boa causa.

O ABRIGO SÓ VIDA é um lar para cães e gatos abandonados e que passaram por maus-tratos. O local fica num sítio em Igarassu-Pernambuco, alugado por Dona Socorro Dantas, uma senhora de 60 anos que dedicou sua vida para cuidar dos cães. Dona Socorro, é uma senhora solitária, que vive de uma pequena aposentadoria, única fonte de renda para manter a assistência aos mais de 200 cães e gatos. Dona Socorro conta apenas com a ajuda de dois amigos, que moram próximos a ela.



Seria tudo perfeito, não fossem as precárias condições financeiras, higiênicas e psicológicas que o abrigo enfrenta dia após dia. Por Dona Socorro - uma senhora de notável comprometimento com os animais - a vida desses cães seria a melhor possível. Infelizmente, a situação não favorece uma melhor assistência. Cada vez mais longe de se tornar uma assistência exemplar.


Cães e gatos vivendo na subnutrição, pois muitas vezes falta comida - ração - para alimentá-los. Eles só tem direito a uma porção controlada de ração por dia. Quando falta ração, Dona Socorro se vê desesperada e recorre às poucas pessoas, amigas, que se dispõe para comprar alguns sacos de ração. O ideal, seria 40 pacotes de ração por mês, para garantir uma alimentação mais adequada para os cães e gatos. Nem de longe isto acontece. Dona Socorro não pode comprar mais que alguns poucos sacos de ração por mês.


O pior é a planta física do sítio que Dona Socorro mora com os cães e gatos. O local tem um espaço ideal para viver em harmonia com os animais, não fosse suas instalações precárias, algumas em estado avançado de demolição, colocando em risco a vida das pessoas e dos animais.


Por conta das condições precárias, o espaço acaba gerando a falta de higiene; um fator agravante, que favorece a proliferação de algumas doenças para os animais e infestação de pulgas e carrapatos. Mas uma carência de Dona Socorro em dá uma assistência adequada. Os animais necessitam desde cuidados médicos veterinários a produtos de higiene pessoal como shampoos, sabonetes, alguns cães mais peludos precisam de tosa, banhos periódicos. O local também necessita de um fornecimento de materiais para limpeza como sabão em pó, detergentes, desinfetantes, vassouras, etc.


A grande maioria das cadelas, não passaram pela cirurgia de histerectomia (retirada do útero), tão pouco passam por uma profilaxia hormonal para evitar a gestação. No período de reprodução, Dona Socorro separa as cadelas que estejam no cil, para evitar que cruzem com cães macho. Mesmo assim não é tarefa fácil para um numero grande de cadelas e três pessoas empenhadas. Muitas das cadelas conseguem fugir e cruzar.


Assim, as cadelas engravidam e aumentam o numero de filhotes que estão aos cuidados de Dona Socorro. Muitos desses filhotes crescem no abrigo sem encontrar alguém que os adote.


Dona Socorro Dantas começou a assistência aos cães e gatos há mais de dez anos. No início, a principal meta era impedir que cães e gatos fossem mortos pela cruel e famosa carrocinha (órgãos públicos com o propósito de pegar cães e gatos de ruas, para matar). Assim, Dona Socorro trazia os animais para sua casa, onde fornecia todo amor e atenção que eles precisassem.


Ao mesmo tempo, Dona Socorro foi resgatando os cães e gatos da rua, antes que fossem pegos pela carrocinha. A partir daí surgiu a prática de acolher os cães e gatos abandonados pelos donos e os que fossem encontrados por terceiros, vagando pelas ruas.

Com o tempo, Dona Socorro também passou a realizar palestras em escolas publicas para conscientizar alunos a não maltratar cães e gatos de rua. Suas palestras também fazia uma campanha para adoção dos animais abandonados.

Algum tempo depois, surgiu a ideia de apadrinhar os animais, ou seja, cada pessoa que trouxesse um animal para o abrigo, ficaria responsável por sua assistência, higiene e cuidados médicos. Assim, Dona Socorro poderia manter sua assistência sem muito comprometer o lado financeiro. Logo de início começaram as complicações para manter a ideia do apadrinhado, porém, tempos depois, muitos foram deixando de ajudar Dona Socorro e desapareceram. Tal situação, começou a complicar a vida de Dona Socorro e de seus animais. Mesmo assim, a dedicada senhora deixou o amor falar mais alto e jamais pensou em abandoná-los.



Assim que entramos na ABRIGO SÓ VIDA, temos uma maravilhosa recepção dos cães. Tem comportamento de todo jeito que se imagine. Tem cão dócil, cão triste, cão alegre, cão peralta, cão arisco, cão brincalhão como o que está em cima do telhado na foto acima,... Imediatamente nos comovemos com a situação. É tocante o olhar de carência e esperança desses seres que só tem amor para dar.


Alguns deles foram deixados até mesmo por via das circunstancia pelos donos, como no caso de uma senhora que estava em estagio terminal de câncer, não tinha família e teve que abanar o cão. Dona Socorro também faz resgate de cães e gatos que perderam seus donos por motivo de morte e não tinham onde ficar.


Dona Socorro Dantas não é proprietária do sítio. Ela paga um aluguel mensal através do pouco salário de aposentadoria que recebe.



O site MUNDO NOVELAS abraça esta causa e faz um apelo:

Se esta história lhe tocou de alguma forma e você deseja fazer algum tipo de ajuda para esta senhora e seus mais de 200 cães e gatos, entre em contato pelo email do ABRIGO SÓ VIDA (Falar com Socorro Dantas)

sovida.defesanimal@gmail.com

Telefones para contatos:
(081) 8508-1786
(081) 9282-5122

Detalhe: Dona Socorro não tem internet, tão pouco um computador. Ela precisa pedir ajuda a um vizinho que tem computador para ler seus emails. Por isso, se você deseja ajudar o mais rápido possível, então ligue para ela!

Em último caso, use o email do MUNDO NOVELAS para podermos passar recado para Dona Socorro. O nosso email é:

mun.donovelas@hotmail.com



Qualquer ajuda será bem vinda!

Eles precisam de ração com urgência. Senão puder comprar um saco de ração, qualquer quilo já ajuda;

Doe um litro de desinfetante, ou uma caixa de sabão em pó, qualquer tipo de produto de higiene;

Um trabalho voluntário para ajudar o ABRIGO SÓ VIDA nos banhos dos cães, um final de semana qualquer, será muito bem vindo. Vale lembrar que sempre falta produtos de higiene pessoal dos cães;

Você é veterinário? Quer dedicar um dia para dar assistência médica para estes animais? Então não espere, entre em contato com Socorro Dantas;

Você empresário ou pessoa que tem um pouco mais pra oferecer. Esta história lhe tocou de alguma forma? Quer ajudar? Entre em contato com Socorro Dantas.

Quer deixar um cão ou gato ainda mais alegre? Adote um deles! Leve um deles para casa, dê amor, atenção, cuide de um deles! O retorno é sensacional!



Matéria de Sérgio Teixeira para o site MUNDO NOVELAS
Fotos de César Negrão


0 comentários: