domingo, 1 de julho de 2012

Músicas de Michael Jackson em novelas da Globo (ESPECIAL MUNDO NOVELAS)

Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958 — Los Angeles, 25 de junho de 2009) é mais um astro pop, bastante premiado, que inovou, revolucionou e se tornou imortal através de seu legado. Mesmo com toda polemica e escândalos que estiveram presentes em sua vida, Michael, através de seu talento inconfundível, conquistou milhões de fãs em todo o planeta.

Seu jeito de dançar levou o publico ao delírio. Falando em dança, Michael também desenvolveu um estilo próprio, inovando com suas coreografias, destacando sempre os movimentos dos pés, marca registrada do rei do pop.

Mas Michael Jackson não apenas se resume a música. O astro, além de cantar e dançar, também atuou em alguns filmes. Todos os longas destacando sua carreira e conquistando ainda mais fãs que o idolatram pelo menos pela eternidade. Os clipes de suas músicas, sempre repletos de interpretação e efeitos especiais que foram admirados por muitos.


O Brasil, apesar das poucas passagens por aqui, sempre fascinou o astro pop. A primeira vez em que Jackson veio ao Brasil foi em setembro de 1974, quando se apresentou com os irmãos no então grupo The Jackson Five, durante uma turnê pela América Latina. Na época ele tinha apenas 16 anos, apresentando-se em São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de se apresentar para a Rede Tupi.

A segunda vez foi em outubro de 1993. Na ocasião, Michael fez dois shows com os ingressos esgotados no Estádio do Morumbi, pela Dangerous World Tour. O cantor retornou ao país já conhecido como o "rei do pop". Jackson visitou uma fábrica de brinquedos, quando um dos veículos de sua comitiva atropelou dois irmãos. Michael visitou o rapaz que havia sido atropelado por sua comitiva e quebrou a perna no hospital. Muitos comentários surgiram na internet de que a Rede Globo teria os direitos autorais da apresentação inteira. Muitas versões piratas da apresentação estão disponibilizadas na internet. As duas primeiras músicas do setlist: "Jam" e "Wanna Be Startin' Somethin'" foram disponibilizadas oficialmente.

Na sua última passagem pelo Brasil, Michael gravou o clipe da canção "They Don't Care About Us", no Pelourinho, em Salvador e na Favela Dona Marta na cidade do Rio de Janeiro. Na capital baiana Michael convocou a banda afro Olodum para tocar percussão pelas ruas do Pelourinho.


O astro da música pop Michael Jackson tem a ver com as novelas brasileiras, muito mais do que imaginamos. Para quem não sabe, no inicio de sua carreira, ainda garotinho, Michael deu o ar da graça em algumas trilhas sonoras de novelas da Globo, no início da década de 1970. Foram canções, românticas em sua maioria, que embalaram histórias de amor de alguns personagens da ficção.

Seguindo o histórico das canções de Michael Jackson nas novelas da Rede Globo, o site MUNDO NOVELAS faz um especial contando todas as músicas que foram temas dos personagens das novelas e marcaram época, entrando na memória do publico.



A primeira canção de Michael Jackson a entrar numa trilha sonora de novela brasileira foi Got To Be There. A música fez parte da trilha sonora internacional da novela Bandeira Dois, escrita por Dias Gomes e exibida entre 28 de outubro de 1971 a 15 de julho de 1972 na faixa das 22h. Curiosamente, Bandeira Dois foi uma das primeiras novelas da Globo é ter duas trilhas sonoras de novelas (a nacional e a internacional) como acontece até hoje. Mais tarde, precisamente em 1983, esta música seria regravada pelo Chaka Khan, sendo tema romântico do casal Suzy (Lídia Brondi) e Paulo (Buzza Ferraz) na novela “Final Feliz” de Ivani Ribeiro.

“Bandeira Dois” retratou o submundo dos chefões do jogo do bicho no Rio de Janeiro. Porta-bandeira de uma escola de samba no subúrbio carioca de Ramos, Noeli (Marília Pêra) tem temperamento forte e opiniões firmes a respeito do papel da mulher na sociedade. Noeli é o objeto da cobiça e da disputa dos bicheiros Artur do Amor Divino, o Tucão (Paulo Gracindo), e Jovelino Sabonete (Felipe Carone), inimigos declarados que disputam o controle dos pontos de jogo de bicho da região. A rivalidade entre eles se torna ainda mais acirrada quando a filha do Tucão, Thaís (Elizangela), começa a viver uma história de amor com Márcio (Stepan Nercessian), o filho do bicheiro inimigo.

Clique na imagem abaixo e veja o clipe de Got To Be There com Michael Jackson e os Jackson Five:

Got To Be There-Michael Jackson



I wanna be where you are foi tema da personagem Glorinha (Djenane Machado) na novela O Primeiro Amor, escrita por Walther Negrão e exibida entre 24 de janeiro a 17 de outubro de 1972 na faixa das 19h.

A novela contou a história do professor Luciano, inicialmente vivido pelo ator Sérgio Cardoso que acabara morrendo no decorrer da novela e sendo substituído por Leonardo Villar. O professor enfrenta problemas para ser feliz ao lado de Paula (Rosamaria Murtinho), por quem é apaixonado, ocasionados por sua filha Babi (Suzana Gonçalves), resistente ao romance, e por Maria do Carmo (Tônia Carrero), seu primeiro amor. Para apimentar a relação, surfe a psicóloga Giovana (Aracy Balabanian), que vem trabalhar na casa do professor.

O Primeiro Amor ainda contou com a dupla de aventureiros lunaticos foramada por Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio). Os dois tinham uma oficina de bicicletas e eram a sensação maior da cidade, tanto que se tornaram inesqueciveis na teledramaturgia brasileira.

Clique na imagem abaixo e veja o clipe de I wanna be where you are com Michael Jackson:

I wanna be where you are -Michael Jackson



Ain’t No Sunshine foi tema da vilã Fernanda, vivida pela saudosa atriz Dina Sfat, na primeira e consagrada versão da novela Selva de Pedra. A novela foi escrita pela também saudosa e mestre Janete Clair, exibida entre 10 de abril de 1972 a 23 de janeiro de 1973 na faixa das 20h. Selva de Pedra foi outro marco para a teledramaturgia brasileira, fenômeno de audiência naquele ano e uma das novelas preferidas pelos admiradores do gênero. A novela também ganhou um remake em 1986, protagonizado por Tony Ramos e Fernanda Torres. Nesta nova versão, Christiane Torloni viveu a vilã Fernanda. Mas a música de Michael Jackson não esteve presente na segunda versão.

Na cidade de Campos, interior do Rio de Janeiro, a jovem artista plástica Simone Marques (Regina Duarte) é testemunha da briga entre Cristiano Vilhena, (Francisco Cuoco) filho de um pobre pregador evangélico, e o playboy Gastão Neves (Jorge Caldas), morto no incidente. Sabendo que Cristiano é inocente, Simone acoberta o rapaz, por quem acaba se apaixonando. Receoso de seu destino, Cristiano vai embora para o Rio de Janeiro trabalhar no estaleiro do tio rico, Aristides Vilhena (Gilberto Martinho), e Simone vai com ele vislumbrando um melhor futuro para a sua carreira artística. Os dois se casam e vão morar na Pensão Palácio, de propriedade da alegre Fanny (Heloísa Helena), onde conhecem o malandro Miro (Carlos Vereza), uma figura de caráter duvidoso.

Em contato com o universo do tio, Cristiano se vê envolvido com a charmosa Fernanda (Dina Sfat), uma das acionistas do estaleiro, e a noiva do seu primo Caio (Carlos Eduardo Dolabella). Dividido entre a vida simples ao lado de Simone, e o poder e o dinheiro com Fernanda, Cristiano se deixa levar pelas artimanhas de Miro, que lhe propõe o fim de seu relacionamento com Simone, nem que isto tenha que custar a vida da moça. Fernanda, completamente apaixonada por Cristiano, deixa Caio para se casar com ele enquanto Miro planeja a morte de Simone, viabilizando assim o casamento de Cristiano, o que o tornaria um dos principais acionistas do estaleiro. A partir de então, Muitos desencontros amorosos acontecem na trama que foi uma das maiores audiências da TV brasileira.

Clique na imagem abaixo e veja o clipe de Ain’t No Sunshine com Michael Jackson:

Ain’t No Sunshine-Michael Jackson



Love Song, música dos The Jackson Five e Bem música de Michael Jackson que já investia numa carreira solo, marcaram presença na novela Uma Rosa Com Amor escrita por Vicente Sesso. A novela foi exibida entre 16 de outubro de 1972 a 30 de junho de 1973 na faixa das 19h.

A novela conta a história de Serafina Rosa Petrone (Marília Pêra), uma moça solitária, desastrada e aparentemente sem grandes atrativos físicos, que trabalha duro como secretária e sonha em encontrar o amor da sua vida. Ela mora com os pais – Giovanni (Felipe Carone) e Amália (Lélia Abramo) – e a irmã Terezinha (Nívea Maria), em um cortiço habitado por imigrantes italianos e ameaçado de demolição. Para atenuar a própria carência e fazer parecer aos colegas de trabalho que está sendo cortejada por um admirador, ela envia uma rosa para si mesma, todos os dias. Na verdade, Serafina alimenta secretamente uma paixão pelo seu chefe, o industrial Claude Antoine Geraldi (Paulo Goulart), e vê sua vida mudar quando, inesperadamente, ele a pede em casamento. Para o seu desapontamento, o que o empresário propõe é um pacto. O romance de Claude e Serafina é o tempo todo ameaçado pelas maldades de Nara Paranhos de Vasconcellos (Yoná Magalhães), mulher rica e arrogante com quem Claude teve um caso no passado.

“Ben” era tema romantico do casal Serafina (Marília Pera) e Claude (Paulo Goulart).

Clique na imagem abaixo e veja o clipe de Love Song com Michael Jackson:

Love Song-Michael Jackson

Clique na imagem abaixo e veja o clipe de Ben com Michael Jackson

Ben-Michael Jackson



Music And Me abre a trilha sonora internacional da novela “Carinhoso”, escrita por Lauro César Muniz. A novela foi exibida entre 04 de julho de 1973 a 12 de janeiro de 1974 na faixa das 19h. A romântica Music And Me foi tema dos personagens Cecília (Regina Duarte) e Eduardo (Marcos Paulo)

“Carinhoso” contou a história de amor entre a aeromoça Cecília (Regina Duarte) com Eduardo (Marcos Paulo) e Humberto (Cláudio Marzo). O argentino Santiago Morales (Herval Rossano) é outro homem que entra na vida, disposto a conquistar a bela moça.






Clique na imagem abaixo e veja o clipe de Music And Me com Michael Jackson:

Music And Me-Michael Jackson



Dancing Machine foi a música dos The Jackson Five que fez parte da trilha sonora internacional da novela O Espigão, escrita por Dias Gomes. A novela foi exibida entre 03 de abril a 01 de novembro de 1975 na faixa das 22h.

A trama girou em torno da desumanização da cidade, de como o progresso descontrolado pode esmagar o ser humano. Conta a história de Lauro Fontana (Milton Moraes), um empresário megalomaníaco que quer construir o maior hotel do Brasil, o "Fontana Sky", e para isso precisa convencer os Camará, uma família misteriosa, a vender sua mansão em Botafogo, no Rio de Janeiro, para que ele possa utilizar o imenso terreno para concretizar seu propósito. Junto, a história de Léo (Claudio Marzo), um rapaz que defende a preservação da natureza e cujo destino cruza com o de Dora (Débora Duarte), uma jovem mãe solteira.

Clique na imagem abaixo e veja o clipe de Dancing Machine com Michael Jackson:

Dancing Machine-Michael Jackson



One Day In Your Life abre a trilha sonora internacional da novela Cuca Legal, escrita por Marcos Rey. A novela foi exibida entre 27 de janeiro a 13 de junho de 1975 na faixa das 19h. One Day In Your Life foi tema de Mário (Francisco Cuoco) e Irene (Suely Franco), uma de suas amantes.

A história era ambientada no Rio de Janeiro e em Cabo Frio. Girava em torno do piloto de avião solteirão chamado Mário Barroso (Francisco Cuoco), que precisava manter relacionamentos amorosos com três mulheres : Fátima (Yoná Magalhães),Vírginia (Fronçoise Forton) e Irene (Suely Franco). Embora acredite amar as três mulheres com a mesma intensidade, Mário não consegue decidir qual mulher seria capaz de dar um filho com a cuca legal. Bem-sucedido na profissão, mas emocionalmente inseguro, ele ainda mora com a mãe e passa as horas vagas em mesas de bar com o amigo do peito Jacaré (Hugo Carvana) , um típico carioca bem-humorado.

Clique na imagem abaixo e veja o clipe de One Day In Your Life, com Michael Jackson:

One Day In Your Life-Michael Jackson



Breeze foi uma música dos The Jackson Five que fez parte da trilha sonora internacional da novela O Grito, escrita por Jorge Andrade. A novela foi exibida entre 27 de outubro de 1975 a 30 de abril de 1976 na faixa das 22h.

O Grito teve como cenário principal o Edifício Paraíso, construído por família aristocrática, o qual sofre desvalorização com a construção do Elevado Presidente Costa e Silva, mais conhecido como "Minhocão", que passa à altura de seu segundo andar.

Os personagens da novela são os moradores do edifício, cada qual com sua história. No térreo, moram os zeladores; os vários tipos característicos da classe média distribuíam-se pelos andares; e a cobertura era habitada por remanescentes da família que construiu o prédio. Em meio à variada gama de pessoas, está a ex freira Marta (Glória Menezes), que vai morar no prédio, e cujo filho, Paulinho (Marcos Andreas), grita horrivelmente durante a noite, suscitando um movimento para expulsá-los.

Clique na imagem abaixo e veja o clipe de Breeze com os The Jackson Five:

 Breeze-The Jackson Five



Happy foi tema da personagem Emilene (Elizângela) na primeira versão da novela Pecado Capital, escrita por Janete Clair. A novela foi exibida entre 24 de novembro de 1975 a 5 de julho de 1976 na faixa das 20h.

A novela conta a história de Carlão (Francisco Cuoco), um taxista morador do subúrbio carioca do Méier. Logo no primeiro capítulo, acontece um grande e audacioso assalto a banco e os ladrões, em fuga, embarcam no carro de Carlão. Só que a mala cheia de dinheiro é esquecida no veículo. O taxista, então, vê ali a chance de ascender socialmente, podendo enfim casar-se com a noiva, Lucinha (Betty Faria), operária numa fábrica de roupas. Em meio aos desencontros com Carlão, a bela Lucinha desperta o interesse do adormecido coração de Salviano Lisboa (Lima Duarte), um milionário viúvo que, apesar de ter seis filhos e viver cercado por muitos bajuladores, sente muita solidão.

Clique na imagem abaixo e veja o clipe de Happy com Michael Jackson:

Happy-Michael Jackson



Pecado Capital foi a ultima novela que teve uma musica de Michael Jackson ou dos The Jackson Five em trilha sonora. Apenas anos mais tarde, a Globo traria de volta o rei do pop em suas trilhas sonoras de novelas. Foi a música Why, dessa vez um sucesso do grupo 3T, composto pelos sobrinhos de Michael Jackson, com a participação especial do tio nesta música que fez parte da trilha sonora internacional da novela Salsa e Merengue, escrita por Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa. A novela foi exibida entre 30 de setembro de 1996 a 2 de maio de 1997 na faixa das 19h.

Numa viagem, Eugênio (Marcelo Antony) conheceu e se apaixonou pela doce e simples Madalena (Patrícia França), mesmo tendo a apaixonadíssima e possessiva Teodora (Débora Bloch) por perto. Mas Eugênio fica sabendo que tem uma grave doença. Só um transplante de medula de alguém da família poderia salvar sua vida. Eugênio descobre que não é filho legitimo de seus ricos pais. Eugênio encontra sua verdadeira mãe e consegue ajuda através do irmão legitimo chamado Valentim (Marcos Palmeira) que salva sua vida mas que também se apaixona por Madalena. No caminho dos irmãos está a matriarca da família Muñoz, Anabell (Arlete Salles), mulher batalhadora, mãe de cinco filhos, inclusive Eugênio.

Clique na imagem abaixo e veja o clipe de Why com os 3T e Michael Jackson:

 Why com os 3T e Michael Jackson


E para encerrar a homenagem a este ídolo mundial, nada melhor que curtir o clipe da música Don´t Stop Till You Get Enough (1979). Qualquer semelhança com a abertura do programa Vídeo Show da Globo, não será mera coincidência:

Clique na imagem abaixo e veja o clipe de Don´t Stop Till You Get Enough com Michael Jackson

Don´t Stop Till You Get Enough-Michael Jackson




Adaptação da matéria realizada por Sérgio Teixeira para o Mundo Novelas em junho de 2009.
Fontes:
ARQUIVO MUNDO NOVELAS
Rede Globo
Wikipédia


0 comentários: